A segunda-feira (27) amanheceu chuvosa na Grande Florianópolis. Some-se ao fato de ser o primeiro dia útil da semana, seria a combinação perfeita para o trânsito no acesso à Ilha de SC simplesmente parar nas primeiras horas. Especialmente para quem segue pela Via Expressa rumo à Ponte Pedro Ivo.
Mas para surpresa geral e irrestrita dos motoristas, acredite, o tráfego fluiu normalmente. Alguns pontos de lentidão até foram registrados, mas infinitamente menores do que os tradicionais congestionamentos. No final da tarde, o mesmo fenômeno. Trânsito tranquilo na Avenida Beira-Mar em direção ao continente, via Colombo Salles.
Teria sido uma intervenção divina por conta das milhares de vezes em que condutores cansados, após um dia de trabalho, invocaram o Todo Poderoso por um milagre para acabar com as filas? O problema é que os homens de boa vontade estão rareando neste plano terreno, logo descartaria esta hipótese.
Acontece que nesta terça-feira (28/10), celebra-se o Dia Nacional do Funcionário Público, mas o ponto facultativo (leia-se folga) foi antecipado para a segunda (27), emendando ao final de semana. A maior parte dos servidores dos poderes Executivo, Judiciário ou Legislativo, das autarquias e dos órgãos de controle, sejam eles federais, estaduais ou municipais não precisaram tirar seus carros da garagem para ir ao trabalho.
Seria inverídico afirmar que os congestionamentos são causados por uma categoria profissional até porque também são afetados da mesma forma. Fato é que menos veículos circulando é igual a trânsito fluindo melhor, concorda? O óbvio também precisa ser dito. Por que não pensar em sistema de rodízio como São Paulo? Ou seguiremos, literalmente, parados. Milagre, creia, Ele faz na hora. O impossível demora um pouquinho mais.
-5 de dezembro de 2025
