Um vídeo postado nas redes sociais sobre um possível ato de intolerância religiosa praticado por policiais militares do 7° BPM, contra um terreiro de Umbanda, em São José, já superou as 200 mil visualizações. Somente no perfil do vereador Camasão (PSOL), de Florianópolis, foram mais de 170 mil views.
A ação ocorreu na noite do último sábado (25), no Bairro Jardim Cidade, na casa usada como terreiro pelos filhos de santo da Mãe Letícia D’ Iansã para uma sessão de Umbanda. Os vizinhos teriam reclamado da importunação do sossego por conta dos cânticos e do som dos atabaques.
Esta coluna conversou com a Mãe Letícia, que afirma categoricamente ter sido ofendida, desrespeitada e orientada a encerrar imediatamente “com aquilo”. Uma das suas filhas de santo chegou a ser algemada durante a discussão com os policiais, mas assinou um termo circunstanciado e foi liberada. Letícia alega que as sessões são realizadas quinzenalmente, aos sábados, e sempre terminam antes das 22h.
A PM, por meio de nota oficial, alega que foi até o local, após receber a denúncia do barulho, e buscou uma solução por meio do diálogo. No entanto, diante da resistência de alguns envolvidos, a situação, inicialmente de perturbação, acabou por se desdobrar em outras infrações penais como desobediência e desacato.
O tribunal da internet já decidiu que os PMs devem ser condenados pela prática de racismo religioso. Esta coluna defende a rigorosa apuração dos fatos, seguindo o devido processo legal, antes de uma conclusão definitiva. Mas é inegável que imagens são fortes. O Ministério Público de SC e a Corregedoria da PM já foram acionados e vão analisar o caso. Já praticantes das religiões de matriz africana pretendem se mobilizar, nesta quinta-feira, na Câmara de Vereadores de Florianópolis, a partir das 16h, em uma manifestação contra o racismo religioso. O ato será transmitido pela internet. A Constituição Federal deixa claro que o Brasil é, oficialmente, um estado laico. Mas na vida real, os casos de agressões verbais e físicas aos filhos e filhas dos orixás têm se proliferado, praticados especialmente por aqueles que se dizem cristãos. Em Mateus 23:23, Jesus disse: “Ai de vós, escribas e fariseu, hipócritas, pois sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora se mostram belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia”. Axé!
Crédito: Reprodução Internet
