O governador Jorginho Mello foi até o Tribunal de Contas, ontem à tarde (13/8), para uma visita, digamos, de reaproximação. O encontro, divulgado com exclusividade por esta coluna, serviu para uma conversa franca sobre os recentes episódios que tensionaram a relação entre o Executivo e o órgão de controle externo. Foi recebido pelo presidente do TCE/SC, Herneus De Nadal, juntamente com os outros seis conselheiros. Herneus e Dado Cherem, contemporâneos de Jorginho nos tempos de Assembleia Legislativa, deram o tom das boas-vindas com bom humor.
No debate, relatado como cordial e respeitoso, trataram sobre temas como Universidade Gratuita, o processo que prevê a devolução de R$ 1,5 bilhão pelo Executivo às prefeituras, poderes e órgãos e até mesmo a radiografia sobre a situação do sistema prisional, elaborada pela corte de contas.
Temas espinhosos que acabaram deflagrando uma espécie de guerra fria entre governo do Estado e TCE/SC. O governador estava acompanhado pelo secretário de Estado Fazenda, Cleverson Siewert, e pelo novo Procurador-Geral do Estado, Marcelo Mendes.
Ficou alinhado que vão retomar o diálogo preventivo, buscando soluções para eventuais problemas identificados antes que ganhem contornos de crise. Na foto, o cumprimento entre o governador e o presidente, durante evento na Assembleia Legislativa, terça-feira à noite.
-28 de agosto de 2025