Topázio Neto gravou um vídeo para a Smart Política, postado no perfil @smartpolíticareal no Instagram, em que anuncia um curso de marketing político oferecido pela empresa. No conteúdo, o prefeito de Florianópolis fala sobre a importância da comunicação para quem trabalha com política e como ela mudou: “Hoje em dia não basta só fazer. Tem de fazer e mostrar”, diz, logo na abertura. Na sequência, fala sobre o curso da Smart Política, em que, segundo Topázio, se aprende a escrever, gravar e editar conteúdo político, com estratégia, usando apenas o aparelho celular. “Hoje, quem se comunica bem, governa melhor. E quem não aparece, desaparece” E finaliza: “Smart Política, comunicação com estratégia na palma da sua mão”.
Mesmo que não tenha recebido pagamento para a gravação do conteúdo e a intenção de Topázio tenha sido apenas ajudar a mostrar a importância dos vídeos em uma gestão municipal – onde ele próprio se considera referência -, o prefeito de Florianópolis e atual presidente da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) deveria ser mais cauteloso e não protagonizar conteúdo de cunho publicitário.
Ele ignora um dos princípios basilares da administração pública, o da impessoalidade, previsto na Constituição Federal. A legislação é clara: um agente público, no exercício do cargo ou valendo-se da autoridade dele, não pode fazer propaganda de empresa privada, podendo caracterizar até mesmo um ato de improbidade administrativa. Com a palavra, o Ministério Público de SC.
-9 de julho de 2025