Florianópolis viveu nesta quarta-feira (15) uma prévia do que será a temporada de verão no melhor estilo expectativa x realidade. De um lado, a precisão suíça da Zurich Airport Brasil, que apresentou a projeção de passageiros, entre voos domésticos e internacionais, além da expansão da malha aérea e as melhorias já executadas.
Cerca de 2,1 milhão de passageiros deverão passar pelo Floripa Airport , de dezembro e janeiro, entre voos domésticos e internacionais. Destaque para o mercado internacional, que representará 38% do total de passageiros entre dezembro de 2025 e março de 2026 — um crescimento de 19% em relação à temporada anterior. Tudo planejado com muita antecedência e uma precisão de relógio suíço.
Já nas ruas e avenidas da Capital, um trânsito absolutamente caótico, com filas para todos os lados, em especial na Avenida Beira-mar Norte e na SC-401. Uma pequena obra do município, nas imediações do Beiramar Shooping, foi o suficiente para colapsar todo o tráfego pela manhã.
Enquanto isso, a energia foi desligada ao longo da rodovia que liga ao Norte da Ilha, durante toda a tarde, para que os postes de luz fossem transferidos de lugar, na altura do Passeio Primavera. Obras viárias invariavelmente causam transtornos aos pedestres e motoristas. Faz parte do combo.
A previsão é de que nada menos do que 3 milhões de pessoas passem por Floripa, segundo o trade turístico. Ou seja, quase 800 mil carros a mais, circulando pelas já intransitáveis vias. Só mesmo a magia para salvar a Ilha na temporada.
A principal diferença em relação à precisão suíça do Floripa Airport está, por óbvio, na gestão. Enquanto eles trabalham com planejamento estratégico e rigoroso cronograma de longo prazo, as iniciativas locais mais parecem uma colcha de retalhos. A solução viária para desafogar a principal artéria rumo ao Norte da Ilha de SC, a duplicação da SC-401, está em ritmo acelerado. Mas faltando pouco mais de 60 dias para a temporada, parece pouco provável que fique pronta.
Sem contar o velho problema da sincronia entre os semáforos da Beira-mar. Se você precisa transitar diariamente entre o Norte da Ilha e a Beira-mar, tenha muita paciência, compre bastante água, ligue o ar-condicionado no modo glacial e baixe um clássico dos anos 1980 para assistir: Apertem os cintos, porque o piloto sumiu.
Crédito: Ricardo Wolffenbuttel