quinta-feira - 12 de junho de 2025

Plamus completa 10 anos sem que transporte integrado saia do papel

O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis (Plamus) está completando 10 anos em 2025, sem que a integração do sistema de transporte da região metropolitana tenha saído do papel. Basta puxar na memória para lembrar quantos anúncios, promessas de “agora vai” foram feitas ao longo desta década, sem que, na prática, se avançasse em uma das questões mais importantes para milhares de usuários do transporte coletivo.

Em 2016, com base no Plamus, foi definida como ação prioritária a reestruturação completa dos sistemas de transporte coletivo municipal e intermunicipal urbano da região metropolitana, incluindo Águas Mornas, Antônio Carlos, Biguaçu, Governador Celso Ramos, Palhoça, São José, Santo Amaro da Imperatriz e São Pedro de Alcântara, criando um único sistema integrado regional.

Na última terça-feira, a Câmara de Vereadores de São José realizou uma roda de conversa para discutir sobre a situação do projeto de Transporte Integrado na Grande Florianópolis. A iniciativa, louvável, reuniu representantes do governo do Estado e dos municípios da região.

A previsão, conforme apresentação técnica da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, é que em 60 dias deverá estar concluído o banco de dados unificado com as informações sobre todos os sistemas de bilhetagem (passagens) e o início dos estudos técnicos para o lançamento do tão aguardado edital para o sistema integrado. A conferir se desta vez será diferente.

Você também pode gostar:

Edit Template

© 2025 Rafael Martini | Jornalismo Independente