Comercial

Redação

sexta-feira - 5 de dezembro de 2025

Comercial

Redação

05/12/2025

O congestionamento de cada feriadão

Pouco antes das três da tarde de ontem, a SC 401 em direção ao Centro já estava com lentidão fora do comum. Todos estamos acostumados, que pouco antes de feriadões e às sextas-feiras, a mobilidade esteja reduzida em Florianópolis, mas daí à cidade parar numa quarta-feira, pouco depois do meio-dia significa dizer que a Ilha não passou no primeiro teste do feriadão. As pessoas mais incisivas diriam que Florianópolis estava entupida e não estariam mentindo, já que quase não havia lugar para as costuras costumeiras dos motoqueiros.
A lentidão no trânsito não era apenas neste tradicional trecho, às quatro da tarde, o Google Maps avisava que o trecho da Avenida da Saudade e Teatro do CIC estava pelo menos 15 minutos mais lento, afinal, é onde desemboca os veículos vindos da SC 401 e encontram com o tráfego dos bairros da Trindade UFSC o que cria maior acúmulo de carros se dirigindo à já intensa Avenida Beira Mar Norte.
É absolutamente necessário que lembremo-nos que a Ilha de Santa Catarina é alongada, com 55 quilômetros de comprimento e apenas 18 quilômetros de largura, o que aumenta significativamente a distância entre os locais que as pessoas diariamente precisam se deslocar. Atualmente, o deslocamento pelo Túnel Antonieta de Barros, a partir das quatro horas da tarde, já encontra alguma resistência e fila, devido à quantidade de carros em direção à Ponte Colombo Salles, o que não ocorria há cerca de dois anos. É preciso se antecipar e repensar o trânsito em Florianópolis, para que não nos deparemos com turistas, antes animados, reclamando de ter passado o réveillon em seus carros, Uber e afins. Transporte Coletivo eficiente por enquanto, parece ser uma boa resposta.

Crédito: Banco de imagens

Edit Template

© 2025 Rafael Martini | Jornalismo Independente