O Floripa Sustentável realizou ontem (26) o último Almoço Estratégico de 2025, com o tema ‘O Diagnóstico da Saúde em Florianópolis’. Na abertura do evento, houve homenagem ao arquiteto Michel Mittmann, atual secretário executivo de Projetos Estratégicos da Prefeitura de Florianópolis, que anunciou há alguns dias que está deixando a administração municipal para voltar às suas atividades na Arquitetura. Roberto Costa, coordenador do Floripa Sustentável, destacou a importância do trabalho que Michel realizou durante os oito anos em que esteve na Prefeitura.
Participaram do painel o secretário municipal de Saúde Almir Gentil, o presidente da Unimed Grande Florianópolis Ademar Paes Junior, o diretor do Hospital SOS Cárdio Luiz Gonzaga Coelho e o diretor-presidente do Grupo Baía Sul Sérgio Marcondes Brincas. A mediação foi conduzida pelo médico Luiz Alberto Silveira. O painel contou com apresentação da secretária adjunta de Saúde do Estado, Cristina Pires Pauluci, que traçou um panorama do setor em Santa Catarina.
O secretário Almir Gentil apresentou o quadro do sistema público de Florianópolis, destacando que em 2025 foram realizados 4 milhões de atendimentos, com 276 mil ligações atendidas pelo Alô Saúde de janeiro a outubro e 77% das demandas resolvidas de forma remota. Na saúde privada e complementar, Sérgio Brincas, Luiz Gonzaga Coelho e Ademar Paes Júnior reforçaram a necessidade de ampliar a prevenção com a intenção de desafogar o atendimento nas redes pública e privada. Foram programas e ações de integração da medicina privada e saúde pública para que o sistema – de alto custo – seja mais eficiente e tenha melhor qualidade de atendimento à população.
Foto: Divulgação/FS
