Uma cidade é quase como um ser vivo. Ela cresce, exige mudanças e a prefeitura de Florianópolis tem feito algumas alterações no trânsito, seguindo a premissa de melhorar a mobilidade, diante do aumento do número de veículos e pessoas. E, como motorista de aplicativo, que transita e encara congestionamentos diariamente, me sinto na obrigação de avaliar essas mudanças, apesar de sutis. Afinal, quem lembra como era antes o deslocamento entre os bairros Trindade e Saco dos Limões sabe o quanto a criação do binário da Rua Dep. Antônio Edu Vieira/Rua Capitão Romualdo de Barros ajudou a desafogar o trânsito da cidade. A título de comparação, sempre digo que foi implantado um “stent” naquela região, capaz de desafogar o trânsito sufocado daquela região.
Uma das mudanças de organização do trânsito, por exemplo, foi feita em frente ao Teatro Álvaro de Carvalho (TAC). A pista recebeu uma pintura que afunila o trânsito naquele ponto. Porém, os motoristas não têm percebido e as duas filas seguem no local: a da esquerda, para conversão à esquerda, e a da direita, para seguir reto. Sinceramente, não entendi a necessidade dessa organização neste ponto. Porém, não digo o mesmo para a pintura feita na via paralela à Avenida Gustavo Richard, que leva para a alça de acesso ao túnel Antonieta de Barros.
Ao invés de três faixas, ficaram apenas duas, enquanto a outra ficou priorizando o tráfego dos veículos que saem da Avenida Gustavo Richard e desejam acessar a Avenida Mauro Ramos. Neste ponto sim, organizou o trânsito, sem prejudicar o movimento de quem deixa o Centro em direção ao Sul da Ilha. Agora é aguardar pela alteração que ocorrerá na entrada da Rua Dep. Antônio Edu Vieira com a retirada de um canteiro que poderia já ter sido removido na ocasião da inauguração do binário. A mudança é mais do que necessária como provam os constantes congestionamentos no local, principalmente em horários de pico (início da manhã, início da tarde e final de tarde).
-13 de outubro de 2025