Comercial

Redação

quinta-feira - 11 de dezembro de 2025

Comercial

Redação

11/12/2025

Chuva extrema e tragédia em SC

Um ciclone extratropical despejou, em apenas seis horas, volumes de chuva superiores à média histórica de todo o mês de dezembro sobre a Grande Florianópolis. Palhoça registrou 130 mm, igualando a média mensal. Essa precipitação intensa causou alagamentos generalizados e uma tragédia: um casal e seu bebê de cinco meses morreram após o carro em que estavam ser arrastado por uma enxurrada no município. “Recebi com enorme tristeza a notícia da morte de um casal e de um bebê em Palhoça. Minha solidariedade aos familiares e à comunidade. As forças de segurança já estão atuando nos locais de risco. Mas reforço o pedido: evitem áreas alagadas ou com sinais de desmoronamento e só saiam de casa em caso de extrema necessidade”, lamentou o governador Jorginho Mello.

Enquanto as chuvas perdem força, um novo perigo se intensifica. A Defesa Civil emitiu alerta laranja para ventos fortes, com rajadas que podem chegar a 100 km/h do Meio-Oeste ao Litoral a partir desta quarta-feira (10), elevando o risco de destelhamentos e danos. A agitação marítima também aumenta, com ondas de até 4 metros e risco de ressaca.

Diante dos riscos, a Defesa Civil orienta a população a evitar áreas alagadas, encostas e, durante os vendavais, não se abrigar próximo a árvores, placas ou postes. Atividades náuticas devem ser suspensas devido ao mar agitado.

Além das fatalidades, o temporal causou outros estragos, como um deslizamento na SC-406, no Norte da Ilha. As forças de segurança e equipes de resgate seguem atendendo ocorrências e levantando os danos nos municípios afetados pela passagem do ciclone.

Foto: Divulgação/PMF

Você também pode gostar:

Edit Template

© 2025 Rafael Martini | Jornalismo Independente