Em busca de uma resposta à pergunta “Quem são e o que pensam os catarinenses?”, a empresa Critério e o Instituto Pesquisas de Opinião (IPO) produziram um trabalho completo, repleto de curiosidades e algumas confirmações que servem de Bússola Santa Catarina para o setor público, empresas, academia ou a sociedade civil.
Chamou a atenção dos líderes das duas empresas com origem no Rio Grande do Sul e que estão chegando devagarinho à Santa Catarina que “ao contrário da população de outros estados, onde se espera que as soluções venham de fora, principalmente dos governos, o catarinense escolhe o caminho da autonomia. Ele não aguarda: assume o protagonismo da própria história”.
Há uma crença do mérito individual no Estado onde o sucesso não é visto como “fruto do acaso”, mas “resultado direto do esforço, da competência e da coragem de fazer acontecer”. Se o catarinense tivesse um dito popular, conclui o instituto, este poderia ser “o futuro a mim pertence”. Não por acaso, 76,5% dos entrevistados acreditam que o empreendedorismo é o caminho. Realizado a partir de 600 entrevistas em 37 municípios, a pesquisa chega em boa hora: do jeito que está o país, é bom o brasileiro não esperar mesmo pelo Brasil.
-28 de agosto de 2025