O que ocorreu ontem pela manhã na BR-101, comprovou o que se sabe há muito tempo: que o local se torna um ringue quando torcidas organizadas se encontram ao longo da rodovia. Cerca de 200 torcedores dos times Santos (São Paulo) e Internacional (Rio Grande do Sul) estiveram envolvidos em uma briga que interrompeu o tráfego na BR-101, em Itapema, na manhã de quinta-feira (4). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os torcedores paulistas, que viajavam em sete ônibus, teriam armado uma emboscada para os torcedores do Internacional, que estavam em um ônibus. O confronto deixou pelo menos seis feridos.
A Polícia fará o reconhecimento de todos os envolvidos para verificar a situação criminal de cada um deles. Aqueles com pendências serão detidos; os demais serão liberados e escoltados para fora de Santa Catarina. Já os que forem identificados em imagens atacando os ônibus com paus, pedras e barras de ferro serão encaminhados à delegacia de Itapema.
A situação não se trata de caso isolado. Em setembro de 2014, outro episódio violento resultou em morte nesta mesma região. Torcedores do Avaí voltavam de ônibus de um jogo da Série B em Curitiba quando, por volta das 0h30, próximo ao km 136 da BR-101, em Balneário Camboriú, o veículo foi atingido por pedras. Pelo menos três pedras foram arremessadas contra o parabrisa do veículo. Uma delas atingiu o torcedor João Grah, de 27 anos, que conversava com o motorista. Ele foi levado ao hospital Ruth Cardoso,em Balneário Camboriú, mas não resistiu e faleceu às 2h30. A PRF não conseguiu identificar os autores do ataque. Os torcedores catarinenses retornavam a Florianópolis após acompanhar o empate em 1 a 1 entre Paraná e Avaí, pela 25ª rodada da Série B, realizado na noite de terça-feira (23) em Curitiba.
