Comercial

Redação

sexta-feira - 5 de dezembro de 2025

Comercial

Redação

05/12/2025

Respeitem a Tapera

A manifestação do vereador Josimar Pereira (UB), na Câmara de Florianópolis, correu igual rastilho de pólvora nos bastidores da política local. Mamá, como é conhecido, subiu à tribuna para defender a Tapera, bairro do Sul da Ilha onde tem sua base eleitoral. As críticas foram direcionadas à postagem de Fábio Botelho, chefe de gabinete do prefeito Topázio, e pré-candidato a deputado estadual pelo Podemos.

O parlamentar protestou contra o fato de Botelho, criado no Saco dos Limões, chamar a Tapera de periferia em um vídeo nas redes sociais. “Primeiro lava a tua boca para falar da Tapera. Em três anos e pouco, vocês não colocaram um real dentro do bairro, agora estão indo para lá encher linguiça, por que o ano que vem é eleitoral? Faça-me o favor, né? Periferia é o teu passado, irmão, Tapera é bairro, não é periferia. Respeita!”, finalizou.

Mamá, que fazia parte da base de apoio da Prefeitura, desistiu de votar com a situação há alguns meses. A escolha do prefeito em apoiar o seu chefe de gabinete teria sido um dos motivos do racha.

Na política, a forma como a mensagem repercute tem mais valor do que o próprio conteúdo. Se a ideia de Botelho era conquistar a simpatia no Sul da Ilha, o tiro saiu pela culatra. Afinal, desde que a Tapera deu os 1.153 votos para Gean Loureiro, garantindo uma virada histórica na apuração aos 48 minutos do segundo tempo, em 2016, ao vencer a ex-prefeita Angela Amin (PP), o bairro virou uma espécie de talismã eleitoral em Florianópolis. Como bem disse o vereador Mamá: respeitem a Tapera.

Edit Template

© 2025 Rafael Martini | Jornalismo Independente